Biografia de Angélica Ortiz

                               Angélica Ortiz
Productora e escritora de teatro, cinema e televisão. Nascida na Cidade do México em 01 outubro de 1924 e morreu na mesma cidade em 26 de outubro de 1996.
Ela começou sua carreira aos 15 anos como atriz representativa e desempenhou pequenos papéis em peças de teatro.Suspendeu suas atividades em 1943, quando ela se casou com o músico americano Arnold Hartman, com quem teve sua única filha, a atriz Angélica Maria. Durante seis anos ele se mudou para os Estados Unidos, até que ele voltou para o México em 1949, depois de se divorciar de Hartman. ( Dinâmica e criativa até o final , a produção de Angelica Ortiz fez sair  . NOTIMEX e Redação Para Entertainment. El Heraldo de México . 27 de outubro de 1996. PP. 1 6D)
No México, Angelica Ortiz imediatamente retomou suas atividades com Julian Duprez foi dedicada a promover o show intitulado Dominó . De 1953 ela começou a trabalhar na indústria cinematográfica como gerente de Produção Astral assumiu a fita. Aqueles que não nasceram , liderado por Agustín P. Delgado. Durante esse mesmo ano, Angelica Ortiz estreou como roteirista no filme Street Angels e no ano seguinte, ela escreveu seu segundo roteiro de Mulher vendido , tanto conduzido por Agustín P. Delgado.
Como produtora e produtora executiva, Angélica Ortiz fez cerca de vinte filmes e trabalhou ao lado de vários diretores de cinema, incluindo: Mauricio de la Serna Pablo e Carolina (1957); Luis Alcoriza, Tarahumara (1963) e Tiburoneros (1963); seu segundo marido, Carlos Velo, ninguém quer nos matar (1969); Alberto Isaac virgens Canto (1972) e Arturo Ripstein O Castelo da Pureza (1972).
Em 1978, ele foi trazido para a tela grande o seu terceiro roteiro intitulado La Guierra de Los Pasteles , filme dirigido por Fernando Cortés.No final dos anos sessenta, por isso, a produção começou a se engajar na produção alternativa e dirigir senhoras do clube de teatro que usaram para arrecadar fundos para as crianças pobres. Em 1974, Angelica Ortiz adaptada e encenada a peça Gigi e 1975 Papacito Piernas Largas , ambos estrelados por Angélica María.
Posteriormente Angelica Ortiz foi inteiramente dedicado a fazer jogadas em sua maioria crianças, em que sua neta Angelica Vale tiveram o papel principal, como é o caso de Zoila Sonrisas , Imaginação , Los Tenis Rojos , Mamá ama El Rock , Tudo o que me digas será al revés , Atrapada en los  60 , entre outros.
Durante os anos oitenta, começou seu trabalho na televisão, onde ela produziu espetáculos como O Mágico de Oz (1985), juntamente com novelas, entre as quais  Lupita e alguns clipes de vídeo. ( Despedida . por Guillermo Granados. El Universal . 28 de outubro de 1996 . P. 1)
Angelica Ortiz continuou ativa até o dia de sua morte, produzindo e escrevendo peças.
Em 1989, Angelica Ortiz disse em uma entrevista ao jornal El Nacional , o seguinte:
"- Por que o salto do filme para o teatro?"
"Em uma época em que o cinema começou a fazer por dedazo. Já  não podíamos  decidir sobre nossas produções. Nós dependíamos dos distribuidores, e a indústria começou a ficar mal.
"Antes adicionado-um- [o produtor] antes era ela que resolvia agora há 100 representantes de revisores de cinema que opinam e falam, e no final não fazem nada e não permitem  o progresso. No entanto, em cada produtor de teatro faz as coisas ao seu gosto. Se você ganhar, tudo bem, se não, também. É um risco que você tem que correr sozinho. Poderia até dizer que não vou voltar ao cinema, eu estou muito bem aqui "(. Deixei o cinema porque se fazia por dedazo : Angelica Ortiz . por José Juan Sánchez H. The National ... Entretenimento Seção, 14 de maio de 1989. pp 1-3)


fonte:AVForeverBrasil <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário